sábado, 28 de abril de 2012

GUZERÁ

GUZERÁ 
Origem 
O gado Guzerá já esteve a ponto de desaparecer no Brasil, mas graças a alguns criadores que acreditaram em seu potencial, tomou forças sendo hoje a terceira raça zebuína com maior número de animais no Brasil. O Guzerá é natural da Índia, principalmente ao norte da península de Catiavar. A raça desenvolveu-se em terras humosas e férteis, de clima extremamente quente e úmido. É uma das maiores raças indianas. Caracteriza-se por ser uma raça produtora de carne, mas também se mostra bem adaptado como gado de trabalho e de leite. 
Características 
Como os demais zebus introduzidos no Brasil, a finalidade do Guzerá foi a produção de carne. Tem a pelagem cinzenta prateada, quase preta com várias tonalidades e peso adulto em torno de 600kg nas fêmeas e 900kg nos machos. Apresentam boa rusticidade, resistência a parasitas, alta capacidade de caminhar longas distâncias em busca de água e de alimentos. Podem ser criados em pastagens relativamente grosseiras. 
Associação Brasileira de Criadores de Guzerá 
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, bloco 01 Uberaba MG, 
CEP 38022-330 Fone: (034) 336-1995 

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu 
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 
Parque Fernando Costa Uberaba - MG, CEP 38022-330
Fone: (034) 336-3306 Fax: (034) 336-2282

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cavalo Lusitano

A raça é, com feito, a versão portuguesa do Andaluz, difícil de distinguir do modelo, embora seja possível, em muitos casos, perceber ligeiras diferenças, embora possa ter pernas mais compridas que o Andaluz, aos olhos da maior parte dos especialistas, o inteligente Lusitano é tão bravo, tão rápido e tão soberbamente equilibrado quanto o cavalo Espanhol. Seus movimentos, naturalmente elevados, são espetaculares; e a agilidade, surpreendente.
Entre as diversas raças de cavalos existentes, os cavalos lusitanos estão sendo cada vez mais procurados por criadores, por sua grande inteligência que proporciona rápido aprendizado. São utilizados como cavalos de trabalho, mas também para montaria, onde obtém velocidade considerável.

Vitórias em competições de Morfologia e Adestramento Clássico colocam Puro Sangue Lusitano em posição de destaque no continente. Qualidade dos produtos criados no Brasil encanta atletas e criadores, cada vez mais interessados na raça.
Famoso por suas qualidades morfológicas e funcionais, o cavalo Puro Sangue Lusitano tem alcançado resultados importantes em competições pelo mundo, alçando a criação nacional a um excelente patamar. Prova disso, foram as vitórias conquistadas no mês de dezembro, em competições pelas Américas, que viu três produtos da raça brilharem no Equador, Colômbia e Estados Unidos.
Garanhão exportado pelas Fazendas Interagro, o tordilho Toriba Interagro foi o grande nome do Campeonato Provincial de Adestramento de Pichincha, disputado em Quito, no Equador, ao sagrar-se campeão na categoria Jinetes Debutantes, conduzido por Guido Paes. Demonstrando muito equilíbrio e confiança, a dupla obteve, de quebra, seu melhor aproveitamento no ano, com a nota de 65,36%.
Não muito longe dali, há aproximadamente 460 km, outro representante da raça fez bonito. O bom resultado dessa vez aconteceu entre os dias 3 e 8 de dezembro, durante o Festival del Caballo Lusitano, realizado no Clube Campestre de Cali, terceira maior cidade da Colômbia, quando Africano Santana triunfou, merecendo uma Medalha de Puro, sob os olhares de um exigente júri português.
Já a égua Barbie da Passárgada mostrou, nos Estados Unidos, toda a versatilidade do PSL em provas morfológicas ao arrebatar o título das raças Lusitana e Espanhola, em disputa chancelada pela United States Dressage Federation (USDF), órgão máximo do Adestramento norte-americano, que avaliou os melhores andamentos de cada animal. Outra vitória da fêmea, criada no Haras Passárgada, no município paulista de Ibiúna, ocorreu durante o Concurso de Morfologia da International Andalusian and Lusitano Horse Association (Ialha), ao garantir o primeiro lugar da temporada, encerrando 2008 com uma regularidade bastante elogiada.
Quem também teve um dezembro vitorioso foi Tonico do Top. Montado pela amazona Felicitas Neumann-Cosel, o alazão de 10 anos, adquirido junto à Sucandi - Cavalos do Brasil, levou a melhor entre os cavalos da série Forte II, recebendo, no último dia 6, o prêmio como melhor Cavalo Lusitano da categoria.
Puro Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL - O Puro Sangue Lusitano está no Brasil desde a época do descobrimento, mas foi a partir de 1975, com a fundação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), que sua criação tornou-se extensiva.

Altura: 1,52 á 1,62m.
Pelagem: Tordilho, castanho, alazão.
Usos: Sela, tiro, tourada, adestramento, shows.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Perguntas sobre APICULTURA - Abelhas IV


O que são as castas de abelhas?
Casta é cada um dos tipos de abelha existentes nos enxames: rainhas, operárias e zangões.

O que diferencia a rainha das operárias?
Visualmente, a rainha é muito maior que as operárias. Uma rainha é produzida pelas operárias sempre que necessário, a partir de uma larva jovem, de operária, de até 3 dias de vida.
Três fatores determinam que uma larva comum se transformará numa rainha, e não numa operária [WIN03]. Primeiro, a qualidade da alimentação. Larvas de rainhas são alimentadas com geléia real, uma mistura de secreções das glândulas mandibulares e hipofaringeanas das operárias. Larvas de operárias são alimentadas com uma mistura semelhante, mas com uma proporção muito menor da substância mandibular e ainda com a adição de pólen.
Segundo, a quantidade de alimentação. As larvas de rainha não apenas "bóiam" numa quantidade enorme de geléia real, como a ingerem com muito mais apetite do que as larvas de operária. Isso acontece porque elas são estimuladas pelo conteúdo maior de açúcar na geléia real do que na comida das larvas nos primeiros dias.
Terceiro, o tamanho da célula de rainha, chamada de realeira. Ela é muito mais ampla do que os alvéolos de operárias, e permitem um crescimento muito maior da rainha.
Outra diferença é que a rainha é a única fêmea a acasalar e, portanto, somente ela é capaz de pôr os ovos que gerarão novas operárias e zangões (veja o item 1.28 abaixo).

E o que é uma princesa?
É como é chamada uma rainha muito jovem, que ainda não foi fecundada.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Peixe de Agua Doce - Cachorra

Cachorra

Nome Popular Cachorra, Peixe-cachorro, Pirandirá/Paraya 
Nome Científico Hydrolycus scomberoides 
Família Cynodontidae 
Distribuição Geográfica Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins. Existem quatro espécies de Hydrolycus descritas: H. scomberoides ocorre no rio Amazonas e tributários acima da boca do rio Tapajós; H. wallacei ocorre no rio Negro e na parte superior da bacia do rio Orenoco; H. armatus e H. tatauaia ocorrem na bacia amazônica, bacias dos rios Tocantins e Capim, rio Essequibo (Guiana) e bacia do rio Orenoco. 
Descrição Peixe com escamas diminutas; corpo alto e comprimido. A boca é oblíqua com uma fileira de dentes e um par de presas na mandíbula. As presas são tão grandes que a maxila superior possui dois buracos para acomodá-los quando a boca está fechada. Nadadeiras peitorais grandes. Coloração prata uniforme com uma mancha preta alongada atrás do opérculo. As maiores espécies são H. armatus e H. tatauaia que podem alcançar mais de 1m de comprimento total. 
Ecologia Peixe de meia água, ocorrendo em canais e praias de rios, lagos e na mata inundada. Espécie piscívora que ataca presas relativamente grandes, às vezes atingindo cerca de 40-50% do comprimento total do predador. Atinge a primeira maturação com cerca de 27cm de comprimento e a reprodução ocorre de novembro a abril. Realiza migração reprodutiva a grandes distâncias rio acima. Não é importante comercialmente. 
Equipamentos O equipamento empregado é do tipo médio e médio/pesado; linhas de 14, 17, 20 e 25 lb.; e anzóis de n° 4/0 a 6/0. É recomendável o uso de empates de aço de pelo menos 20cm, pois esse peixe possui dentes muito afiados. 
Iscas Pode ser capturado com peixes inteiros ou em pedaços (lambaris, tuviras, curimbatás etc.) e com iscas artificiais, como plugs de meia água, poppers e hélices. 
Dicas Costuma saltar fora d'água quando é fisgado, mas tende a se cansar com facilidade. O pescador deve ter cuidado ao soltar esse peixe, por causa dos dentes afiados. Não tem o hábito de procurar enroscos, o que facilita a captura.