quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cavalo Árabe


Conta a lenda que o cavalo árabe originou-se quando "Alah" disse ao Vento Sul: "Transforma-te em carne sólida, pois de ti farei uma nova criatura, para honra de meu sagrado senhor". Por ter vivido por muito tempo em condições adversas no deserto, o cavalo árabe tornou-se uma animal rústico, mas muito dócil e dedicado, pois compartilhava das tendas dos beduínos durante as tempestades. Tempos atrás, as éguas eram mantidas como parte da família e alimentadas com tâmaras e leite de camelo. As fêmeas sempre foram preferidas na seleção da raça, por serem mais calmas e quietas. Essa personalidade foi desenvolvida porque os cavalos eram considerados instrumentos importantes durantes os saques realizados pelos beduínos na antigüidade. A cauda sempre embandeirada, uma das maiores características do Árabe, deve-se a falta de uma vértebra.
A mais antiga raça de cavalos no mundo foi gravada nos hieróglifos egípcios 1800 anos antes de Cristo. Neles se revelavam animais de características morfológicas surpreendentemente semelhantes às dos cavalos árabes de hoje - a mesma cabeça, o mesmo garbo, a anca reta, os movimentos amplos e a cauda levantada "em bandeira"- confirmação de uma pureza mantida quase intacta ao longo de quase 4000 anos.
Nos tempos de deserto, submetido a constantes variações de temperatura e precária alimentação. O cavalo árabe tinha uma estatura que variava de 1,40m a 1,48. Hoje, esta medida oscila de 1,45m a 1,52m e, em animais de rara beleza, chega a alcançar entre 1,58m e 1,60m. Mas desde sempre o cavalo árabe distingue-se pela harmonia de suas formas, equilíbrio de movimentos e temperamento vivo, e pela excepcional capacidade par o aprendizado.
O árabe tem a cabeça com o chanfro côncavo, narinas dilatadas, maxilares arredondados, orelhas pequenas, olhos grandes, ovais e muito salientes, pescoço mantido alto e curvilíneo, crinas longas, dorso ou lombo curto, peito largo, tórax amplo com costelas salientes e cauda sempre elevada. Seu andamento é seguro, com membros dianteiros se projetando para frente, executando um galope ritmado e firme. São quatro suas pelagens: alazã, castanha, tordilha e preta.

É a raça eqüina mais antiga do mundo, criado pelos beduínos pois são extremamente rústicos, sobrevivam a dias muito quentes, noites muito frias, pouca água e quase nenhum alimento.É o mais harmonioso dos cavalos. Sua silhueta e inconfundível, cabeça pequena, sempre alta, com perfil ligeiramente côncavo; olhos redondos, grandes e vivos; pescoço longo finamente arqueado; espáduas inclinadas, lombo curto, garupa quase horizontal, cauda alta com fios sedosos e longos, quando em movimento estes se elevam até a vertical. Pernas fortes, boa musculatura, andar largo e cascos duros. Conhecido por força e vitalidade.



Altura: 1,47 á 1,57m.
Pelagem: Tordilho, castanho, alazão, preto.
Usos: Sela,

2 comentários:

  1. ESSE ANIMAL É DE GRANDE BELEZA!EU CAIRO PACHECO ADORO CAVALOS,GOSTARIA MUITO DE PODER POSTAR A FOTO DESTE ANIMAL TÃO LINDO EM MEU CELULAR TEM COMO.CAIRO PACHECO GURUPI-TO

    ResponderExcluir
  2. ESSE ANIMAL É DE GRANDE BELEZA!EU CAIRO PACHECO ADORO CAVALOS,GOSTARIA MUITO DE PODER POSTAR A FOTO DESTE ANIMAL TÃO LINDO EM MEU CELULAR TEM COMO.CAIRO PACHECO GURUPI-TO

    ResponderExcluir